Layout do blog

Medici Assessoria

Fabio Medici • 14 de novembro de 2022

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

Estabelecido em 1991 pela Organização Pan-Americana de Saúde juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OPAS / OMS), data faz referência ao aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best e tem como finalidade levar a conscientização da prevenção, diagnóstico e gestão da doença.


Segundo dados epidemiológicos estimasse que existam 537 milhões de adultos no mundo com a doença. No Brasil, as estimativas mostram que há cerca de 16,8 milhões de pessoas o que corresponde a 7% da população.


Diabetes é uma doença crônica que corresponde a produção inadequada do hormônio Insulina pelas células beta-pancreáticas (Diabetes tipo I) ou a chamada resistência a ação do hormônio (Diabetes tipo II), as células beta conseguem produzir mas as demais células do corpo não fazem o devido reconhecimento e ação a partir da interação do hormônio Insulina.


O Diabetes tipo I também é denominado de diabetes infantil e está relacionado como uma resposta auto-imune ou seja células do sistema imune atacam as células beta que com isso tem menos função, está é uma alteração genética e os pacientes diabéticos precisam neste caso fazer o uso do hormônio Insulina.


Já no Diabetes tipo II, que é relacionado a dificuldade de interação da Insulina com as demais células do corpo é uma doença que corresponde em grande parte ao estilo de vida, sendo a obesidade e o sedentarismo os grandes vilões. Estimasse que 90% dos diabéticos sejam diabéticos do tpo II.

O não controle da Diabetes pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças como cardiopatias, doenças renais, neurológicas, deficiência visual, dentre muitas outras.


Controle glicêmico, dieta equilibrada e atividade física são pilares fundamentais no controle do diabetes e suas complicações.

Diabetes não é sinal de incapacidade, existem muitos atletas em diferentes modalidades esportivas com diabetes tipo I, conhecimento, acompanhamento e controle são fundamentais

Fábio Medici Lorenzeti,

Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.

Diretor técnico da Liga de Desportos de Rendimento e de base da capital, vale do paraíba e litoral norte (LIDER) 

Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.


Por Fabio Medici 2 de abril de 2025
O paraciclista Luis Carlos Steffens que representa a Associação de Paratletas de Cascavel (APAC) e que treina com a Medici Assessoria Esportiva, deu entrevista para o programa Tarobá Esporte em Cascavel para falar sobre os resultados do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, Copa Brasil de estrada e Copa Cianorte de Ciclismo, além de contar sobre os próximos passos para este ano!
Por Fabio Medici 4 de janeiro de 2025
Treinar em Z2 ou fazer treino intervalado qual traz mais benefícios para o desempenho físico e esportivo?
Por Fabio Medici 2 de janeiro de 2025
Um novo ano começou, objetivos no esporte sendo definidos, você sabe qual é a pior e qual a melhor estratégia de treinamento?
Treinos de força (musculação), ajuda ou atrapalha o seu desempenho no ciclismo?
Por Fabio Medici 12 de dezembro de 2024
Treinos de força (musculação), ajuda ou atrapalha o seu desempenho no ciclismo?
Por Fabio Medici 11 de dezembro de 2024
Mesmo depois de ter assinado com a equipe Q36.5 Pro Cycling o atleta Tom Pidcock continuará utilizando bikes da Pinarello para 2025
A nova e polêmica Colnago Y1RS bike que será utilizada pelo atleta esloveno Tadej Pogacar em 2025
Por Fabio Medici 9 de dezembro de 2024
Colnago Y1RS bike que será utilizada pelo atleta Tadej Pogacar em 2025
Por Fabio Medici 28 de outubro de 2024
A imagem do norueguês Kristian Blummenfelt, vomitando durante a prova de ciclismo no IRONMAN Kona 2024 ganhou bastante destaque, para todos que trabalham com o esporte temos dois pontos muito importantes para se observar.
Atletas de endurance precisam repor carboidrato e sódio devido a sua alta demanda em atividade
Por Fabio Medici 24 de setembro de 2024
Atletas de endurance precisam repor carboidrato e sódio devido a sua alta demanda em atividade
Por Fabio Medici 18 de julho de 2024
O treinamento de força traz importantes benefícios para o ciclista, mas é importante ter atenção na escolha dos exercícios e na progressão das cargas para evitar dores e até mesmo lesões por excesso de treino.
Por Fabio Medici 20 de junho de 2024
Pedro Almeida disputa a 2ª etapa do 33° Troféu Brasil de Triathlon
Mais Posts
Share by: