Estabelecido em 1991 pela Organização Pan-Americana de Saúde juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OPAS / OMS), data faz referência ao aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best e tem como finalidade levar a conscientização da prevenção, diagnóstico e gestão da doença.
Segundo dados epidemiológicos estimasse que existam 537 milhões de adultos no mundo com a doença. No Brasil, as estimativas mostram que há cerca de 16,8 milhões de pessoas o que corresponde a 7% da população.
Diabetes é uma doença crônica que corresponde a produção inadequada do hormônio Insulina pelas células beta-pancreáticas (Diabetes tipo I) ou a chamada resistência a ação do hormônio (Diabetes tipo II), as células beta conseguem produzir mas as demais células do corpo não fazem o devido reconhecimento e ação a partir da interação do hormônio Insulina.
O Diabetes tipo I também é denominado de diabetes infantil e está relacionado como uma resposta auto-imune ou seja células do sistema imune atacam as células beta que com isso tem menos função, está é uma alteração genética e os pacientes diabéticos precisam neste caso fazer o uso do hormônio Insulina.
Já no Diabetes tipo II, que é relacionado a dificuldade de interação da Insulina com as demais células do corpo é uma doença que corresponde em grande parte ao estilo de vida, sendo a obesidade e o sedentarismo os grandes vilões. Estimasse que 90% dos diabéticos sejam diabéticos do tpo II.
O não controle da Diabetes pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças como cardiopatias, doenças renais, neurológicas, deficiência visual, dentre muitas outras.
Controle glicêmico, dieta equilibrada e atividade física são pilares fundamentais no controle do diabetes e suas complicações.
Diabetes não é sinal de incapacidade, existem muitos atletas em diferentes modalidades esportivas com diabetes tipo I, conhecimento, acompanhamento e controle são fundamentais
Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Diretor técnico da Liga de Desportos de Rendimento e de base da capital, vale do paraíba e litoral norte (LIDER)
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Medici Assessoria.