No dia 15 de novembro, além da comemoração da proclamação da república, é comemorado, também, no calendário nacional o Dia do Esporte Amador.
A Organização Mundial de Saúde, considera um atleta amador, o indivíduo que pratica alguma atividade física pelo menos 3 vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Mas além destes, também, existem muitas pessoas que praticam alguma modalidade esportiva com regularidade e controle semelhante a atletas profissionais.
Ao pensarmos na frequência mínima de atividade física semanal que também faz referência ao necessário para manutenção da saúde, dados atualizados do Ministério da Saúde mostram que aumentou a frequência de adultos com prática de atividade física no tempo livre equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, variando de 30,3%, em 2009, a 36,7% em 2021.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019 mostram que no Brasil cerca de metade dos adultos não atingiu a recomendação mínima de prática de atividade física recomendada pela OMS.
O que traz grande atenção já que segundo estimativas epidemiológicas o sedentarismo aumenta de 20% a 30% os risco de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes.
Por isso é fundamental que haja cada vez mais conscientização para a prática de atividade física de forma regular para que as pessoas possam manter uma boa qualidade de vida.
Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Diretor técnico da Liga de Desportos de Rendimento e de base da capital, vale do paraíba e litoral norte (LIDER)
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Medici Assessoria.