Medici Assessoria

Fabio Medici • 21 de setembro de 2021

Gran Cup Brasil de Ciclismo 2021 em Ubatuba

Pelotão com as categorias na disputa dos 128 km. Foto by Fotop


No domingo, 19 de setembro, foi disputado na cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, o Gran Cup Brasil, com categorias por idade separadas em duas distâncias 78 km e 128 km a competição contou com mais de 1000 participantes.

A largada da prova aconteceu na praia Vermelha do Norte, em que o percurso de 78 km teve o seu retorno na cachoeira da escada, próximo à divisa de estado SP / RJ. E o percurso de 128 km teve o retorno no trevo principal de Paraty, RJ.

Mapas de distância e altimetria disponibilizados pela organização em site oficial ( http://www.clubedeciclismosjc.com.br/exibe_evento.asp?codigo=67#.YUjJPrhKjIV )


Segundo a senhora Sônia Molina, diretora de eventos do Clube de Ciclismo de São José dos Campos “O Gran Cup Brasil foi criado a 6 anos, em 2019 foi a última prova que realizamos em Ubatuba, já que em 2020 com a pandemia não foi possível realizar a prova que estava marcada para o dia 19 de abril. Todos os anos realizamos duas provas na cidade de Ubatuba, o Gran Cup Brasil que acontece normalmente no mês de abril e a Prova Cidade de Ubatuba em outubro, que é o mês de aniversário da cidade.

Inicialmente com o cancelamento do Gran Cup de 2020, passamos a prova para o mês de outubro pensando assim em um evento único, porém com o prolongamento das restrições não foi possível realizar, passamos novamente para de abril de 2021, mas infelizmente, também, não foi possível.

Aguardamos novamente até o início de junho, 2021, com o avançar da vacinação para podermos assim ter a liberação com segurança.

Ontem, nós realizamos um evento extremamente importante para os atletas em que unimos a realização de uma prova ranqueada para o calendário nacional para os atletas que são federados e precisam de provas de estradas para o desenvolvimento da modalidade, assim como para atletas que estão iniciando na modalidade e buscam uma prova alto nível.

Tivemos a presença de atletas de equipes do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de equipes e assessorias de São Paulo.

Contamos com a parceira do professor Yanesko Bella e Rodolfo de Paula Vieira, pesquisadores da Unifesp São José dos Campos que realizaram testes de resposta pulmonar e marcadores inflamatórios nos atletas, para que possam ter parâmetros de evolução nos treinos e competições. Algo inovador que buscamos no nosso evento.” 


A Medici Assessoria Esportiva esteve presente nos 78 km com os atletas Antonio Carlos Martins David na categoria open Master D para atletas acima de 60 anos e Hugo Kee Moura na categoria Masculino Amador, 19 anos e acima, para atletas iniciantes e amadores. E nos 128 km com a presença do treinador Fábio Medici Lorenzeti na categoria Máster A (30 a 39 anos).

Antonio Carlos Martins David na categoria open Master D para atletas acima de 60 anos. Foto by Fotop


Segundo o atleta Antonio Carlos Martins David “Foi uma prova dura com muitas subidas e subidas longas, depois do retorno na cachoeira da escada pegamos vento contra o que eleva o grau de dificuldade.

Mesmo com todo o grau de dificuldade a prova é muito gostosa de se fazer, com uma paisagem muito bonita e uma boa organização, é uma prova que farei nos próximos anos novamente.

Em relação ao meu desempenho, superei as minhas expectativas concluindo em um tempo menor do que acreditava fazer, o que é fruto de todo o treino não somente na bike, mas também, de musculação, assim como o planejamento alimentar que vem sendo feito. Muito obrigado Fábio Medici Lorenzeti pelo apoio nos treinos e competições.”


Hugo Kee Moura na categoria Masculino Amador, 19 anos e acima, para atletas iniciantes e amadores. Foto by Fotop


Para o atleta Hugo Kee Moura “Esta foi a primeira prova de ciclismo de estrada que participei, estava acostumado com a categoria MTB. O Gran Cup Brasil foi bastante desafiador, vejo muitos pontos de oportunidade para melhorar não só o tempo mas o ritmo corpóreo em paralelo. Foi uma ótima balizadora para identificar que a melhoria é constante, apesar de estar parado por um bom tempo, uma planilha de treinos é fundamental.”

Subida da praia de Itamambuca em direção a praia do Félix, Ubatuba, SP. Professor Fábio Medici Lorenzeti (a direita). Foto by Fotop


O evento é uma realização da EMX Promoções e Eventos, supervisionada pela Federação Paulista de Ciclismo, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba por meio das secretarias de Turismo e Esporte e Lazer, DNIT e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Por Fabio Medici 2 de abril de 2025
O paraciclista Luis Carlos Steffens que representa a Associação de Paratletas de Cascavel (APAC) e que treina com a Medici Assessoria Esportiva, deu entrevista para o programa Tarobá Esporte em Cascavel para falar sobre os resultados do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, Copa Brasil de estrada e Copa Cianorte de Ciclismo, além de contar sobre os próximos passos para este ano!
Por Fabio Medici 4 de janeiro de 2025
Treinar em Z2 ou fazer treino intervalado qual traz mais benefícios para o desempenho físico e esportivo?
Por Fabio Medici 2 de janeiro de 2025
Um novo ano começou, objetivos no esporte sendo definidos, você sabe qual é a pior e qual a melhor estratégia de treinamento?
Treinos de força (musculação), ajuda ou atrapalha o seu desempenho no ciclismo?
Por Fabio Medici 12 de dezembro de 2024
Treinos de força (musculação), ajuda ou atrapalha o seu desempenho no ciclismo?
Por Fabio Medici 11 de dezembro de 2024
Mesmo depois de ter assinado com a equipe Q36.5 Pro Cycling o atleta Tom Pidcock continuará utilizando bikes da Pinarello para 2025
A nova e polêmica Colnago Y1RS bike que será utilizada pelo atleta esloveno Tadej Pogacar em 2025
Por Fabio Medici 9 de dezembro de 2024
Colnago Y1RS bike que será utilizada pelo atleta Tadej Pogacar em 2025
Por Fabio Medici 28 de outubro de 2024
A imagem do norueguês Kristian Blummenfelt, vomitando durante a prova de ciclismo no IRONMAN Kona 2024 ganhou bastante destaque, para todos que trabalham com o esporte temos dois pontos muito importantes para se observar.
Atletas de endurance precisam repor carboidrato e sódio devido a sua alta demanda em atividade
Por Fabio Medici 24 de setembro de 2024
Atletas de endurance precisam repor carboidrato e sódio devido a sua alta demanda em atividade
Por Fabio Medici 18 de julho de 2024
O treinamento de força traz importantes benefícios para o ciclista, mas é importante ter atenção na escolha dos exercícios e na progressão das cargas para evitar dores e até mesmo lesões por excesso de treino.
Por Fabio Medici 20 de junho de 2024
Pedro Almeida disputa a 2ª etapa do 33° Troféu Brasil de Triathlon
Mais Posts