Medici Assessoria
Gran Cup Brasil de Ciclismo 2021 em Ubatuba

Pelotão com as categorias na disputa dos 128 km. Foto by Fotop
Mapas de distância e altimetria disponibilizados pela organização em site oficial ( http://www.clubedeciclismosjc.com.br/exibe_evento.asp?codigo=67#.YUjJPrhKjIV )
Segundo a senhora Sônia Molina, diretora de eventos do Clube de Ciclismo de São José dos Campos “O Gran Cup Brasil foi criado a 6 anos, em 2019 foi a última prova que realizamos em Ubatuba, já que em 2020 com a pandemia não foi possível realizar a prova que estava marcada para o dia 19 de abril. Todos os anos realizamos duas provas na cidade de Ubatuba, o Gran Cup Brasil que acontece normalmente no mês de abril e a Prova Cidade de Ubatuba em outubro, que é o mês de aniversário da cidade.
Inicialmente com o cancelamento do Gran Cup de 2020, passamos a prova para o mês de outubro pensando assim em um evento único, porém com o prolongamento das restrições não foi possível realizar, passamos novamente para de abril de 2021, mas infelizmente, também, não foi possível.
Aguardamos novamente até o início de junho, 2021, com o avançar da vacinação para podermos assim ter a liberação com segurança.
Ontem, nós realizamos um evento extremamente importante para os atletas em que unimos a realização de uma prova ranqueada para o calendário nacional para os atletas que são federados e precisam de provas de estradas para o desenvolvimento da modalidade, assim como para atletas que estão iniciando na modalidade e buscam uma prova alto nível.
Tivemos a presença de atletas de equipes do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de equipes e assessorias de São Paulo.
Contamos com a parceira do professor Yanesko Bella e Rodolfo de Paula Vieira, pesquisadores da Unifesp São José dos Campos que realizaram testes de resposta pulmonar e marcadores inflamatórios nos atletas, para que possam ter parâmetros de evolução nos treinos e competições. Algo inovador que buscamos no nosso evento.”
A Medici Assessoria Esportiva esteve presente nos 78 km com os atletas Antonio Carlos Martins David na categoria open Master D para atletas acima de 60 anos e Hugo Kee Moura na categoria Masculino Amador, 19 anos e acima, para atletas iniciantes e amadores. E nos 128 km com a presença do treinador Fábio Medici Lorenzeti na categoria Máster A (30 a 39 anos).
Antonio Carlos Martins David na categoria open Master D para atletas acima de 60 anos. Foto by Fotop
Segundo o atleta Antonio Carlos Martins David “Foi uma prova dura com muitas subidas e subidas longas, depois do retorno na cachoeira da escada pegamos vento contra o que eleva o grau de dificuldade.
Mesmo com todo o grau de dificuldade a prova é muito gostosa de se fazer, com uma paisagem muito bonita e uma boa organização, é uma prova que farei nos próximos anos novamente.
Em relação ao meu desempenho, superei as minhas expectativas concluindo em um tempo menor do que acreditava fazer, o que é fruto de todo o treino não somente na bike, mas também, de musculação, assim como o planejamento alimentar que vem sendo feito. Muito obrigado Fábio Medici Lorenzeti pelo apoio nos treinos e competições.”
Hugo Kee Moura na categoria Masculino Amador, 19 anos e acima, para atletas iniciantes e amadores. Foto by Fotop
Para o atleta Hugo Kee Moura “Esta foi a primeira prova de ciclismo de estrada que participei, estava acostumado com a categoria MTB. O Gran Cup Brasil foi bastante desafiador, vejo muitos pontos de oportunidade para melhorar não só o tempo mas o ritmo corpóreo em paralelo. Foi uma ótima balizadora para identificar que a melhoria é constante, apesar de estar parado por um bom tempo, uma planilha de treinos é fundamental.”
Subida da praia de Itamambuca em direção a praia do Félix, Ubatuba, SP. Professor Fábio Medici Lorenzeti (a direita). Foto by Fotop
O evento é uma realização da EMX Promoções e Eventos, supervisionada pela Federação Paulista de Ciclismo, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba por meio das secretarias de Turismo e Esporte e Lazer, DNIT e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
