Medici Assessoria
Entenda o efeito da sobrecarga do treinamento para a melhora do desempenho físico

Um dos parâmetros na organização do treinamento esportivo é o planejamento das cargas (volume e intensidade) de treinamento para que o atleta (profissional ou amador) possa evoluir suportando assim maior nível de estresse físico.
No princípio da sobrecarga do treinamento apresenta-se a relação:
ESTÍMULO - TEMPO DE RECUPERAÇÃO – SUPERCOMPENSAÇÃO – ESTÍMULO MAIS FORTE
Porém é importante ficar atento a está relação porque ela não é totalmente linear, ou seja, não é exatamente um treino seguido do outro que será mais forte. E sim este é um processo de desenvolvimento físico que cursa com adaptações biológicas que levam tempo.
Ao trabalharmos com a sobrecarga de treinamento um exemplo bem simples que costumo relacionar para alunos de graduação e pós-graduação é que após a determinação da caga máxima no exercício de supino de dois atletas, o atleta “A” suporta 10 kg e o atleta “B” suporta 100 kg, temos bem claro a distinção das cargas absolutas de cada atleta, porem ao planejar o treinamento podemos trabalhar com a mesma carga relativa 50% com ambos em fases específicas ao planejamento de cada um.
O planejamento adequado das cargas relativas (percentual da carga máxima) criara a possibilidade de ambos os atletas, “A” e “B”, de evoluírem.
O maior erro que se comete no treinamento é o atleta “A”, com menor capacidade física querer treinar com a mesma carga absoluta que o atleta “B”, com maior capacidade física.
Está atenção é o ponto fundamental, planejado e estruturado criteriosamente pelo profissional de Educação Física. A evolução nas cargas de treinamento são dependentes do efeito do planejamento adequado das cargas (volume e intensidade) de treinamento ao longo do tempo.
Medici Assessoria Esportiva, trabalhando o seu potencial
Sobre a imagem: Representação de Milo de Crotona, séc VI A.C. atleta grego conhecido pela sua grande força e desempenho nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, conhecido tanto pela sua organização com o treinamento quanto com na nutrição
Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Professor Adjunto Universidade Módulo
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
