As bicicletas com pinhão fixo, ou simplesmente bike fixa como são chamadas, são tradicionalmente utilizadas em prova de velódromo nas provas de ciclismo de pista.
As provas de ciclismo de pista tiveram seu início em 1870 sendo disputadas em ginásios fechados, um dos pontos das provas serem disputadas em locais fechados era que os atletas pudessem praticar o esporte independente das condições climáticas, já que durante o inverno europeu condições como neve, chuva e baixas temperaturas dificultava a prática do ciclismo de estrada.
No Brasil temos os velódromos:
As bicicletas utilizadas no velódromo são bicicletas que não possuem freio e com relação fixa, ou seja, apenas uma única marcha. Isso faz com que seja possível se atingir grandes velocidades com este tipo de bicicleta, porem por não terem freio para que seja possível parar utilizasse a inclinação da pista para que possa reduzir a velocidade e ao mesmo tempo em que se realiza o controle da força exercida sobre os pedais para ir reduzindo a sua velocidade.
Corridas como Red Race e Red Hook Criterium Racing são exemplos de provas que fogem a característica tradicional para as bikes fixas, sendo provas realizadas em circuitos fechados de rua ou em local fechado como um galpão por exemplo. Neste caso por não existir a inclinação do velódromo para que possa auxiliar o atleta a reduzir a velocidade o controle de desaceleração é totalmente dependente do controle de força exercício sobre os pedais, e este é um dos pontos que chama a atenção nas bicicletas fixas.
Por ser necessário um grande controle da força empregada tanto para que se possa quebrar a inercia e acelerar quanto para reduzir a velocidade e parar uma das grandes possibilidades que se tem com este tipo de treinamento é a melhora da resposta neuromuscular, pelo controle da força e da cadencia de pedalada.
Toda vez que realizamos um movimento é necessário que haja contração muscular e para que haja contração muscular diversos processos fisiológicos estão envolvidos, um deles é a descarga elétrica a partir de motoneurônios (neurônio motor) para as fibras musculares. Por ser necessário empregar grande força para fazer por exemplo uma partida em velocidade com a bicicleta fixa quando se quer realizar uma prova que envolva potência, uma grande descarga elétrica acontece e isso faz com que fisiologicamente possa ser possível a melhora de força. A força sendo realizada com uma determinada velocidade temos potência, sendo representada pela equação:
Potencia = força x velocidade
A potência pode ser alta por ter grande força, grande velocidade ou o que se mais busca em provas com esta característica grande força e velocidade juntas.
A melhora da força, da potência e da velocidade no treinamento de pista vai ser totalmente dependente de fatores como:
Podemos notar aqui que o treinamento com bicicleta fixa melhora:
Neste último ponto destacasse o trabalho feito por atletas que não são velocistas puros mas que fazem um trabalho de base na pré temporada competitiva.
Tradicionalmente como abordado se anda com bicicleta fixa no velódromo porem é realizado este tipo de treinamento em percurso de rua / estrada, o que faz com que variações no terreno como retas, subidas e descidas gere controle e respostas de força e cadencia diferentes, e que não devem ser negligenciadas durante o planejamento da sessão de treinamento. Porém aqui tem um ponto de grande importância o local escolhido para isso já que este tipo de bicicleta não tem freio e deve-se ter um cuidado ainda maior para evitar acidentes.
Fotos by @andarilhofotográfico
Fábio Medici Lorenzeti,
Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.
Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora)
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Medici Assessoria.