Medici Assessoria
Fatores que podem causar cãibras no esporte

1. Desidratação e depleção de eletrólitos
Evidências de que o desequilíbrio de eletrólitos e a desidratação através do suor estão associados a incidência de cãibras musculares vem através de estudos realizados com trabalhadores da construção civil e de siderúrgicas nas décadas de 1920 e 1930, em que após a utilização de bebidas salinas e comprimidos de sal foi possível reduzir consideravelmente a incidência de cãibras musculares nos trabalhadores.
Estes estudos se tornaram importantes porque ambos demostraram que a realização de trabalho físico extenuante em ambientes quentes levam a cãibras devido em decorrência da: desidratação; concentração reduzida de sódio e cloreto no plasma sanguíneo; pouco ou nenhum sódio ou cloreto na urina; aumento da concentração de proteína sérica, dentre outros fatores
O desequilíbrio de eletrólitos é caracterizado por uma alteração clinica denominada de hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue), Christopher e colaboradores (2005) avaliaram a incidência de hiponatremia em maratonistas que participaram da maratona de Boston, EUA, mostrando que a hiponatremia ocorre em uma grande parcela dos corredores de maratona podendo ter efeitos graves.
Isso porque o sódio em quantidades adequadas exerce importante papel de controle fisiológico: controle de pressão arterial; controle de contração cardíaca e do músculo estriado esquelético; resposta elétrica adequada de neurônios e motoneurônios.
A hiponatremia como foi demostrada pelos autores pode ocorrer, também, pelo excesso de consumo de água sem a devida reposição de eletrólitos.
2. Fadiga muscular
Um dos primeiros estudos que mostrou que a fadiga muscular pode levar a cãibras em indivíduos saudáveis durante o exercício foi desenvolvido por Norris e colaboradores em 1957. Através de análise de eletromiografia os autores concluíram que a cãibra muscular pode se desenvolver por excesso de atividade elétrica sobre o musculo esquelético.
Em 1997 Schwellnus e colaboradores demonstraram que a fadiga muscular pode ser a predecessora do desenvolvimento de cãibras musculares associadas ao exercício.
Em 2007 ao analisar maratonistas Schwellnus mostrou que as cãibras musculares associadas a “fadiga muscular” estão associadas a alta intensidade, longa duração e terreno acidentado. Assim como foi demonstrado por Cooper e colaboradores (2006) com jogadores de futebol americano que apresentavam cãibras nas 3 primeiras semanas de aclimatação em climas mais quentes na temporada competitiva.
Outros fatores que podem levar a cãibras musculares
Além dos fatores acima, Manjra e colaboradores (1996) ao analisar a incidência de cãibras entre maratonistas demostraram que maior índice de massa corporal (IMC) e falta de flexibilidade são fatores que levam a maior incidência de cãibras durante a prática esportiva.
Desta forma, para que se possa evitar a incidência de cãibras associada ao esporte é importante ficar atento não somente a rotina de treinamento, mas também, a boa hidratação e alimentação. Reposição de sais minerais, controle do IMC pelo tecido adiposo, progressão das cargas de treinamento e aclimatação ao calor, para atletas que competem nestas condições, são fatores fundamentais.
Referências
Maquirriain J, Merello M. The athlete with muscular cramps: clinical approach. J Am Acad Orthop Surg. 2007;15(7):425–431.
Bordoni B, Varacallo M. Muscle cramps; 2018.
<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499895/.>
Moss KN. Some effects of high air temperatures and muscular exertion upon colliers. Proc R Soc Lond Ser B Biol Sci. 1923;95:181–200.
Dill DB, Bock AV, Edwards HT, Kennedy PH. Industrial fatigue. J Ind Hyg Toxicol. 1936;18:417–431.
Christopher SDA, et al. Hyponatremia among runners in the Boston Marathon. N Engl J Med 2005 Apr 14;352(15):1550-6.
Norris FH, Gasteiger EL, Chatfield PO. An electromyographic study of induced and spontaneous muscle cramps. EEG Clin Neurophysiol. 1957;9:139–47
Schwellnus MP, Derman EW, Noakes TD. Aetiology of skeletal muscle ‘cramps’ during exercise: a novel hypothesis. J Sports Sci. 1997;15:277–85
Schwellnus MP. Muscle cramping in the marathon: aetiology and risk factors. Sports Med. 2007; 37:364–367
Cooper E, Ferrara M, Broglio S. Exertional heat illness and environmental conditions during a single football season in the Southeast. J Athl Train. 2006;41:332–336.
Manjra S, Schwellnus MP, Noakes TD. Risk factors for exercise associated muscle cramping (EAMC) in marathoners. Med Sci Sports Exerc. 1996;28(5 Suppl):S167.
