Layout do blog

Medici Assessoria

Fabio Medici • nov. 15, 2023

Treinamento físico no calor: cuidados e atenção

O entendimento de como o calor afeta as respostas fisiológicas é fundamental para que se possa fazer uma boa adaptação dos atletas que muitas vezes enfrentam climas mais quentes em treinos e competições. 


O exercício físico realizado em ambientes muito quentes leva a diminuição acentuada do desempenho físico, isso porque no calor há um aumento no gasto de glicogênio muscular e acumulo de lactato tanto nos músculos quanto no sangue, isso naturalmente leva ao desenvolvimento precoce da fadiga.


O estresse térmico afeta bastante o fornecimento de energia para os músculos, o que por um lado prejudica o desempenho físico, mas por outro quando feita a aclimatação do atleta as altas temperaturas este estresse leva a adaptação do sistema de fornecimento de energia, o que faz com que o atleta não tenha quedas acentuadas de glicogênio e acumulo de lactato quando comparadas as mesmas cargas de treino.

 

O desenvolvimento de hipertermia durante o exercício físico realizado no calor está associado a um aumento na taxa de sudorese que leva a desidratação se a reposição de líquidos não for feita adequadamente.


A desidratação leva a diminuição do volume sanguíneo, aumento da viscosidade sanguínea o que faz com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue e com isso gerando aumento de fadiga e menor tolerância ao esforço.


Em casos mais acentuados de aumento da temperatura corporal e desidratação podem ocorrer distúrbios pelo calor como cãibras, exaustão pelo calor e intermação.


Estes fatores estão relacionados com a perda de água e sais minerais como o sódio que exerce importante papel fisiológico. A exaustão pelo calor está associada com fadiga extrema, dificuldade respiratória, tontura, vômitos, desmaio, hipotensão arterial e aumento da frequência cardíaca.


Já a intermação é caracterizada pela temperatura interna superior a 40° Celsius, e está associada a interrupção da transpiração, pele quente e seca, aumento da frequência cardíaca e respiratória, perda de consciência e caso não seja tratada imediatamente leva a morte.

 

 

Adaptação do atleta ao calor

 

 

A realização de treinamento planejado em ambientes quentes faz com que o organismo se adapte ao calor.

Dentre as adaptações estão o aumento na produção de suor e dissipação do calor, 3 a 4 semanas de treinamento podem elevar de 1,5 a 2 vezes a eficiência na dissipação de calor. Além disso, há uma menor perda de sais minerais como o sódio pelo suor.



Estes fatores fazem com que o sistema cardiovascular e metabólico tenham melhores respostas durante o exercício físico em ambientes quentes, evitando assim fatores como fadiga muscular, cãibras e até mesmo o estresse térmico

 

Para que haja uma boa adaptação ao calor e desempenho em climas quentes é importante manter uma boa hidratação e reposição de sais minerais por isso o trabalho multidisciplinar com um nutricionista é fundamental. Mesmo atletas bem treinados e adaptados ao calor se iniciarem o exercício físico em estado de desidratação podem sofrer todas as consequências da progressão desta desidratação e do aumento da temperatura corporal.

 

O uso de roupas adequadas em climas quentes também é importante para que se possa ter uma boa dissipação de calor, evitando a desidratação e o estresse térmico.

 

A exposição controlada junto o treinamento adequado e uma boa hidratação em clima quente é fundamental para garantir uma boa adaptação de esportistas e atletas para que possam ter o máximo de desempenho.



Fábio Medici Lorenzeti,

Diretor e treinador na Medici Assessoria Esportiva.

Mestre em Ciências (EEFE-USP, Lab. de nutrição e metabolismo aplicado a atividade motora).
Autor dos livros: Nutrição e Suplementação Esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica (2015, Phorte); Exercício, Emagrecimento e Intensidade de Treinamento: aspectos fisiológicos e metodológicos (2013/2ª ed., Phorte); Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às ciências da saúde (2011, Phorte). Além de outros trabalhos científicos nacionais e internacionais.

Professor universitário.


Por Fabio Medici 30 abr., 2024
O que é o VO2máx., qual a sua importância para o treinamento e para a saúde? Esta é uma dúvida muito comum e que discutia muito dentro de sala de aula em cursos de graduação e pós-graduação, preparei um vídeo especial, acesse o link e entenda.
José Geraldo e Ricardo Zaneti disputam a primeira etapa da Copa SEJEL XCM
Por Fabio Medici 22 abr., 2024
José Geraldo e Ricardo Zaneti disputam a primeira etapa da Copa SEJEL XCM 2024
Por Fabio Medici 16 abr., 2024
Em uma prova de muita retomada e pontos que exigiram bastante atenção, Janaine Silva é vice-campeã na categoria e 3ª geral pró na Copa Pedal Mineiro, Passos (MG)
Por Fabio Medici 15 abr., 2024
Cekles Lima inicia a Copa Brasil de Paraciclismo 2024 com bons pontos. A 1ª etapa foi disputada em Natal, no Rio Grande do Norte, nos dias 13 e 14 de abril
Por Fabio Medici 08 abr., 2024
Janaine Silva que anteriormente disputava provas na categoria sport, a partir deste ano disputa as provas na categoria pro, em busca a cada prova maiores resultados
Por Fabio Medici 08 abr., 2024
Em uma prova marcada pela superação Rodrigo Fernandez Húngaro que atualmente vive em Austin, a capital do Texas, nos EUA e retornou ao Brasil para compromissos pessoais, viu no L’Étape Cunha uma ótima oportunidade de passar por estradas e revisitar memorias de sua infância e adolescência quando visitava a cidade com a família.
Por Fabio Medici 20 mar., 2024
Saiba como controlar melhor o treinamento para que o seu treinador / treinadora possa assim fazer uma orientação mais assertiva e individualizada.
Por Fabio Medici 22 jan., 2024
Luis Steffens conquista 3 medalhas no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista 2024, disputado em Indaiatuba, SP
Por Fabio Medici 14 dez., 2023
Participação em bancas de avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), graduação em Educação Física, Faculdade São Sebastião (FASS) e Centro Universitário Módulo em Caraguatatuba
Por Fabio Medici 22 nov., 2023
Luis Carlos Steffens disputa os Jogos Paradesportivos do Paraná e equipe de Cascavel é campeã geral
Mais Posts
Share by: